sexta-feira, 23 de março de 2012

Ormiston Activity Centre - Nova Zelândia

 
E se ao invés de proibir a prefeitura não constrói um lugar adequado para se andar de skate?
Esse projeto do escritório neo-zelandês ArchOffice em Auckland é um exemplo de equipamento público simples, barato e de bom gosto que cria um espaço de lazer bastante escasso nas cidades, na verdade problemático, pois muita gente não gosta de skatistas andando em praças ou fazendo manobras em bancos ou muretas, mas se não há outra alternativa, onde praticar o esporte?
Em São Paulo eu sei da rua onde fica uma praça em que os moradores literalmente cortaram faixas no asfalto liso e perfeito para se andar de skate e colocaram paralelepípedos para ninguém andar... Ora, como diria "nosso amigo" Bjarne Ingels "Yes is more!" Ao invés de excluir, porque não criar espaços adequados? Não há lojas de skate? Uma indústria que gera empregos? O skate (patinetes, patins e afins...) também não é uma alternativa de transporte limpa e que complementa o uso de outros meios de transporte públicos? Então porque não incentivar o seu uso com lugares adequados e seguros?
Praças devem ser pontos de encontro, e se oferecem a possibilidade de atividades ou praticas de esporte ou cultura são equipamentos que ajudam a criar um melhor senso de cidadania e de comunidade.  Esse bairro de Auckland ainda é novo, mas há a projeção de uma população de 40.000 pessoas até 2020, por isso a prefeitura já planeja o desenvolvimento da região, que hoje é pouco servida por transporte público, o que significa que muita gente que mora lá passará a maior parte de tempo no próprio bairro.
O edifício de 194m² possui espaço para aulas, atividades e encontros comunitários para 80 pessoas, um pequeno escritório de apoio com copa/cozinha e banheiro público.
A construção não foge do convencional e utiliza materiais de manutenção simples e duráveis, como concreto e blocos de concreto aparente e estrutura metálica.
O contraste entre o concreto duro e pesado e a estrutura metálica leve e colorida é o que torna um potencial caixote num edifício bastante interessante.



Fotos: Simon Devitt

Um comentário:

Dani Dani disse...

Essa estrutura metálica fez toda a diferença, né? E tão simples. Mas leve e bem feito, como não acontece por aqui. Se procurar estrutura metálica só acha "bitola"! rs