sábado, 15 de outubro de 2011

Beiral em Vidro Westfield - Sydney

Não sou muito fã de shoppings em geral e o novo Westfield no centro de Syndey não foge muito à regra com uma arquitetura um pouco confusa e muito interessada em chamar a atenção, talvez um dia eu escreva com mais detalhes sobre o projeto, vai servir mais como um guia de novos revestimentos do que propriamente arquitetura.
Eu poderia escrever sobre a integração do shopping com a cidade, a permeabilidade com o espaço público através de lojas que dão acesso a um calçadão, a conexão direta com outras lojas de departamento através de passarelas que cruzam ruas e etc. mas na verdade tudo isso já estava lá e é mais uma característica de como os edifícios australianos em geral se relacionam entre si e com as pessoas do que propriamente um mérito dessa nova obra, na verdade a existência desse conceito é que justifica o próprio alto investimento do empreendimento, e não o contrário.
Na verdade eu prefiro destacar esse beiral (marquise?) de vidro fixado por uma estrutura metálica muito leve, é um exemplo excelente de um detalhe muito bem resolvido no papel e executado com perfeição pelo construtor, possui uma boa dose de complexidade, mas a sensação é de algo extremamente simples e elegante!
É como se um fio costurasse a cobertura ao prédio, pra mim um partido interessante e que traz um pouco de alma à fachada, já que o foco desse shopping especificamente foi juntar as principais marcas de roupas num único lugar e trazer com exclusividade novas marcas para a Austrália.
Foi realizado um concurso para escolher o projeto, vencido pelo escritório John Wardle  Architects e desenvolvido em parceria com a Westfield Design & Construction e faz parte de um investimento total de AU$ 1.2 bilhões que ainda inclui um edifício de escritórios bem interessante ainda em fase de construção.

Nenhum comentário: