Esse é um projeto recente da Hassell, escritório em que eu trabalho.
A ligação de trem entre duas áreas metropolitanas de Sydney e suas estações foram um investimento de AU$ 2.35 bilhões e ficaram prontas em 2009.
A maior dificuldade do projeto era suavizar a longa descida do nível da rua ao nível onde passariam as linhas, a solução foi criar um grande átrio para as escadas rolantes e uma cobertura translúcida em vidro e estrutura metálica que permite a entrada de luz natural (e porque não, contato com o ambiente externo) praticamente até o nível das plataformas.
A elegante cobertura de vidro da unidade às 4 estações e é a única estrutura vista do lado de fora e marca a entrada das estações sem agredir o entorno.
O material usado como revestimento nas paredes tem tom de madeira, além de mais aconchegante, funcionam como tratamento acústico reduzindo o ruído de fundo, problema acústico comum nesses grandes volumes e que em geral ou são em concreto aparente ou revestimento cerâmico para facilitar e reduzir o custo de manutenção.
Entre outros prêmios o projeto recebeu o prêmio nacional de melhor obra pública em 2010 pelo Instituto de Arquitetos da Austrália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário