quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lumbung - Bali


Nada como um feriado prolongado pra dar uma enforcada no trabalho e passar uma semana longe do computador... do computador, porque arquiteto não tem jeito, não pode ver uma parede e já quer saber como e porque ela foi parar lá!


São muito comuns em Bali os hotéis com esse tipo de cabana, em estrutura de madeira e telhado de folhagem seca, a primeira impressão é que são tradicionais da ilha e que gerações de pescadores viveram nesse tipo de abrigo. Pois os Lumbung, seu nome em balinês, são extremamente tradicionais sim, mas serviam como armazém para a colheita do arroz, a principal cultura da agricultura local.


Bali sempre foi muito frequentada por turistas, mas não necessariamente estava preparada para recebe-los, como tempo a indústria hoteleira cresceu e se equipou, antes disso muitos dos visitantes alugavam os charmosos  (e vazios) Lumbung para passar suas férias.
Por serem de fácil construção, muito adaptados ao clima e de mínima manutenção, acabaram ganhando novo uso.


Hoje em dia a maneira como são construídos é diferente e adaptada às facilidades e técnicas modernas, mas o conceito e os materiais são os mesmos.
A parte alta onde os grãos eram guardados longe da umidade e protegidos do calor é o quarto, a parte inferior devia ser usada para guardar ferramentas ou utensílios e sem dúvida para convívio hoje tem uso parecido só que nome mais "contemp", lounge.




Nenhum comentário: