terça-feira, 31 de maio de 2011
Divisórias em Gesso Curvas
Esse é um detalhe legal de um projeto que estou trabalhando, nós projetamos umas salas bem orgânicas que são uma espécie de referência dentro do edifício, dentro delas tem salas de aula que podem ser expandidas ou divididas conforme a necessidade e do lado de fora as formas curvas quebram a monotonia dos corredores.
Ainda não tenho 3D's, mas é parecido com o que está nessa foto acima que foi construído naquele projeto do ANZ que comentei em outro post, só que bem mais interessante e irregular, quando puder divulgar alguma coisa eu coloco no Blog.
As fotos abaixo é de um protótipo que fizemos para o projeto.
Enfim, como isso é feito?
Primeiro é montada uma estrutura como as de paredes de gesso comum na forma que se deseja, para formas curvas deve-se usar os perfis que são ajustáveis e podem ser dobrados nas curvas desejadas.
O gesseiro vai se ferrar, o cara tem que ser bom e paciente e fazer a marcação considerando a espessura do painel que será fixado, lógico que tudo isso vai estar desenhado, mas não vai ser fácil seguir as referências corretamente. No nosso caso todo o detalhamento será feito com coordenadas de GPS e não cotas, um "pedreiro" (?!) vai ajudar o gesseiro na hora marcando os pontos no local com um GPS, sério, eu pago pra ver isso funcionar! Um colega meu de trabalho foi o BIM Manager no projeto de um outro prédio (um dia vou escrever sobre ele) em que toda a planta é circular, usaram o mínimo de cotas e o máximo de referências com o GPS e funcionou.
Bom, depois de pronto o fixa-se à estrutura um painel que a empresa Flexene produz, uma espécie de isopor bem espesso que é vincado e pode ser dobrado e modificado à vontade. Depois de fixado o painel deve-se aplicar uma camada de revestimento, uma espécie de reboco, que vai ocupar o espaço dos vincos e travar a peça na forma final. Outras camadas podem ser acrescentadas para aumentar a resistência ou até impermeabilizar o painel para o caso de ser um elemento externo.
Já pensou detalhar esses perfis em corte? Se eu puder, quando o projeto avançar vou publicar mais coisas aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário