O Skilled Park é o estádio do Titans, time de Rugbi League da Gold Coast formado em 2004.
A torcida do Titans faz a festa no animadíssimo show do intervalo!
A visão do campo é excelente, em compensação o jogo...
Umas das condições para participar da liga nacional em 2007 era possuir um estádio seguindo os padrões do campeonato. Por ser um time novo, o projeto deveria considerar o melhor custo benefício e ainda contaria com a ajuda da prefeitura que investiria a maior parte do dinheiro visando qualificar a região com uma Arena que pudesse abrigar eventos esportivos e shows.
A Gold Coast é uma cidade relativamente pequena, 505.000 habitantes, mas é sexta maior da Austrália, e uma das que mais cresce economicamente, principalmente impulsionada pelo turismo, mas ainda não possuia um estádio de primeira linha.
A capacidade do estádio é ótima, 27.000 lugares, se considerarmos o tamanho da cidade e que o time ainda não completou dez anos de existência. Mas o que chama a atenção no projeto realizado pelo escritório HOK Sport Architecture, atual Populous, é a simplicidade construtiva, todos os elementos são pré-fabricados e industrializados, apenas montados no local, isso é fundamental aqui na Austrália, pois a mão-de-obra é muito cara e consequentemente quanto mais curto o tempo de execução, mais barata a obra. Por conta disso gasta-se bastante tempo no planejamento e desenvolvimento do projeto, as soluções corretas e o máximo de detalhamento são decisivos no custo final da execução.
Dois pilares metálicos se poiam na mesma base, um deles forma um arco e o outro é o apoio principal de uma viga que faz o travamento entre as duas peças e suporta a arquibancada pré-fabricada em concreto. A lona tensionada fixada na estrutura metálica dá a forma do estádio, o material chama-se PTFE e proteje as arquibancadas da chuva e do sol (o fabricante garante até 73% de proteção térmica), e é translúcido, permitindo ao estádio “acender” a noite quando os holofótes são ligados e ganhar monumentalidade.
Toda infra-estrutura é aparente e a área entre a arquibancada e a lona é a circulação, serviços e toda a área de bar, lanchonete e lojas do time. Isso é comum em todos os estádios, mas diferente é o fato de toda essa área ser térrea, o que facilita o acesso e saída dos torcedores além da economia de material e tempo de execução.
Esse detalhe também foi pensado para tornar o estádio totalmente permeável para o caso de receber algum evento maior e que utilize a área do estacionamento.
A torcida do Titans faz a festa no animadíssimo show do intervalo!
A visão do campo é excelente, em compensação o jogo...
A única área que se destaca na estrutura é a fachada oeste onde estão a área administrativa e de camarotes do estádio, os escritórios possuem uma fachada em alumínio perfurado para filtrar a luz solar e amenizar a carga térmica, não consegui maiores informações, mas com um terreno desse tamanho e sem vizinhos é estranho escolherem justamente a pior fachada em termos de insolação para abrigar esse tipo de uso.
A iluminação foi pensada de forma a minimizar o vazamento de luz (como em estádios com torres mais altas que o anel das arquibancadas) para não haja incômodo na vizinhança predominantemente residencial. Toda água utilizada em irrigação, banheiros e limpeza é captada de chuva.
Mesmo com acesso para carros, 80% do público chega ao local utilizando transporte público.
Com média de público de 20.000 pessoas o estádio tornou-se também a “casa” do recém criado time de futebol Gold Coast United.
A obra ficou pronta em 2008 e seu custo total foi de 168 milhões de dólares australianos, desse valor 100 milhões é investimento da prefeitura com a intenção de valorizar e atrair investimentos comerciais na região de Robina, que é uma das mais distante dos centros, mas com muito potencial residencial.
A primeira foto é do site do arquiteto e as outras são minhas.
A primeira foto é do site do arquiteto e as outras são minhas.
2 comentários:
Ae, Mute!! Adorei a iniciativa, mesmo que tenha sido um parto...
E quando finalmente estivermos por aí, conhecendo o australian way of life, quero assistir um jogo nesse estádio! Bjs, Dani.
Postar um comentário