Ah, nada como ter um cliente que tope nossas viagens, né? Que tal ter como ponto de partida da casa seu primeiro elemento em contato com a rua: A caixa de correio.
A Letterbox House fica no estado de Victoria, próxima à praia de Blairgowrie e foi projetada pelo escritório de Melbourne McBride Charles Ryan, que tradicionalmente desenvolve projetos partindo de elementos e materiais simples que se transformam em formas extremamente arrojadas.
Nesta casa o ponto de partida é a caixa de correio que se estende e se amplia no resto do terreno como um funil invertido, o volume criado começa baixo e aumenta em altura para abrigar um andar superior, olhando pela lateral percebe-se claramente essa mudança de escala.
A fachada voltada para a parte interna do terreno possui forma esculpida nesse volume conectando o revestimento das paredes com o do deck, como se fosse uma onda quebrando e se abre para o quintal. A outra longa fachada é mais sóbria, reta em feita em ripado de madeira, chama menos a atenção à area dos quartos que requer mais privacidade. Esse contra-ponto nos dá a impressão de uma forma ortogonal original que foi descascada.
Cortes
Vista da Rua
A casa foi selecionada para o World Architectural Festival de 2010 e recebeu o Residential Architectural Award no Melbourne Design Awards de 2010.
O painel externo de madeira é fixado por uma estrutura de madeira, aparente pelo lado interno
O interior é mais "comportado", mas ainda assim mantém relação com a fachada dando a impressão que a casa foi esculpida
O alinhamento da madeira no piso é o mesmo nos painéis da fachada, reforçando a impressão de que é o mesmo elemento.
Todas as fotos “gentilmente” retiradas do site do arquiteto
Nenhum comentário:
Postar um comentário