domingo, 1 de julho de 2012

Pequena casa em North Carlton - VIC

Simpática reforma do escritório Herbert Mason em Melbourne. As casas nas cidades aqui em geral são bastante estreitas e sem recúos, muitas vezes ainda tem complicações como processos de aprovação no departamento de preservação histórica, etc.
Mas o que me chamou a atenção nessa casa é que ela é térrea, e apesar de não mensionarem no site, imagino que no fundo, atrás do armário da cozinha, fica o banheiro e dormitório, me lembrou alguns apartamentos/kitchenetes de São Paulo.
Me lembrou também aquelas casas japonesas que vemos naqueles famosos livros "small houses", onde o custo de um terreno no centro da cidade, as suas complicações para aprovação, os custos de construção e as vantagens de se morar próximo ao trablho/vida social justificam investir tanto na reforma de um espaço pequeno.
Nesse caso eu acho que o arquiteto foi muito bem sucedido a começar por valorizando o pé direito com o forro de gesso acompanhando o caimento do telhado, sendo bastante econômico na quantidade de elementos e na simplicidade dos materiais e ainda assim dando à pequena casa identidade e um ar bastante elegante.
Fotos Peter Bennetts

Nenhum comentário: