O projeto é do escritório Durbach Bloch Jaggers e eles comentam no site deles que a escolha do material e a forma são uma referência ao bairro (Potts Point), à sua personalidade, não arquitetura, a forma justamente faz um contraponto aos edifícios mais tradicionais/históricos do bairro, as janelas em tamanhos variados e ligeiramente fora de alinhamento, último andar curvo com as aberturas iguais ás janelas e os detalhes construtivos refletem mais a diversidade e a criatividade de quem frequenta a região.
Gostei muito do detalhe da cornija em curva, fazendo a separação entre o revestimento cerâmico e a parede de concreto no térreo, não sei se dá para perceber bem na foto, mas tem um perfil metálico na ponta.
O edifício de quatro andares é basicamente comercial, com um bar/restaurante no térreo e espaços comerciais, inclusive o escritório de arquitetura, nos demais andares. A área total construída é de 620m².
Ok, a primeira impressão é "o cara copiou o Gaudí!" Pela forma orgânica, mas principalmente pelo revestimento de mosaico cerâmico (são três bem claros que criam uma textura muito bonita conforme a luz do sol ilumina a fachada), quem sabe se outros arquitetos ao longo do tempo tivessem se deixado influenciar por formas mais orgânicas e texturas como as de Gaudí e Hundertwasser nossas cidades um pouco mais descontraídas e a referência deixaria de ser tão óbvia.
Terraço na cobertura
Nenhum comentário:
Postar um comentário